O areiabranquense Alexandre Sousa Dantas conquistou um importante espaço na política cultural da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte ao ser eleito vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Mossoró, representando o segmento de Artes Cênicas.
A eleição para o Conselho ocorreu no dia 24 de outubro de 2025, durante a IV Conferência Municipal de Cultura de Mossoró, realizada no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. No processo democrático promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Alexandre Dantas foi eleito membro titular da sociedade civil no segmento Artes Cênicas, obtendo 263 votos, consolidando sua representatividade no cenário cultural mossoroense.
Natural de Areia Branca, Alexandre Dantas é cidadão mossoroense reconhecido oficialmente pela Câmara Municipal de Mossoró desde 2023, e atua há anos na promoção da cultura, do turismo e das artes no município e na região Oeste Potiguar.
A posse dos novos conselheiros aconteceu no dia 24 de novembro de 2025, no Salão Joseph Boulier, no Memorial da Resistência, marco simbólico da história e da cultura local. Já no dia 26 de novembro, durante a primeira reunião ordinária da nova composição do colegiado, realizada na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Alexandre Dantas foi eleito vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Mossoró para o biênio 2025–2027.
A nova mesa diretora ficou composta por Josemberg Ilário de Figueiredo, representante da Cultura Popular, como presidente; Alexandre Sousa Dantas, das Artes Cênicas, como vice-presidente; e José Lima de Sousa Neto, das Artes Musicais, como secretário.
A eleição de um areiabranquense para a vice-presidência do Conselho reforça a integração regional e evidencia o reconhecimento do trabalho desenvolvido por Alexandre Dantas em prol da cultura, ampliando a representatividade do interior potiguar nas instâncias de decisão cultural de Mossoró.

Conheça um pouco da trajetória cultural do Prof. Alexandre Dantas
Alexandre Dantas é ator, poeta, escritor, produtor cultural e professor. Atuou em produções teatrais na cidade de Areia Branca através das seguintes instituições:
– Escola Estadual Conselheiro Brito Guerra
– Escola Estadual Dr. Dagmar Sabino
– Escola Estadual Desembargador Silvério Soares
– Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz
– Escola Municipal Professora Geralda Cruz
– Escola Municipal Valdecir Nunes
– Grupo de Teatro Shekinah- Igreja Batista Nacional
– OSDB – Obras Sociais Dom Bosco
– Igreja Matriz Nsa. Sra. da Conceição (ICAR)
– Prefeitura Municipal de Areia Branca
– PROMAD – PETI – Programa Municipal de Apoio à Criança e Adolescente / Programa Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil
Atuou também como diretor e produtor artístico no II FESTUERN (Festival de Teatro da UERN) representando Areia Branca, como diretor e produtor cultural na peça “A Pena e a Lei”, de Ariano Suassuna, na cidade de Areia Branca, além de ter sido Instrutor de Artes e Letramento no Programa Mais Educação na E. E. Cônego Ismar Fernandes de Queiroz e Professor de Artes na Escola Valdecir Nunes e membro do Coral Municipal de Areia Branca de 2003 a 2006. Nas escolas que lecionou em Areia Branca, desenvolveu diversos projetos culturais com as turmas de ensino médio, fundamental e EJA, entre eles: Sarau Cultural & Café Filosófico, Exposição de Fotográfica & Sarau Artístico – Areia Branca Sob O Olhar Estudantil, Projeto Cultural Revivendo Períodos de Brasilidade – Bossa Nova, Tropicália & Jovem Guarda.
Foi ator e assistente de produção na série internacional “Tetelestai”, da produtora audiovisual Luz Em Ação (Light In Action Inc.) é sediada em Parnamirim-RN e a filial internacional é localizada em Dallas, Texas, Estados Unidos. A Light In Action tem representantes próximos a Toronto e Halifax (Canadá) e parceiros de produção em diversos países do Oriente Médio e norte da África. A série está disponível no site oficial (www.luzemacao.com) e nas plataformas UniverVideo, YouTube, JustWatch e Prime Video.
Alexandre Dantas escreve poemas desde 2005 e mantém o blog de poesias e reflexões “Pensementalidade Alexandrina” desde 2018, além de ter escrito os livros LIDERE com Propósito e Uma Mulher Chamada Âncora. Aleh Dantas é cidadão mossoroense desde 2023, mas sua história em Mossoró segue por mais de 20 anos, sendo o fundador da agência Cangaia Receptivo & Viagens, da ALEH-TUR Produções e Eventos e da ProTurismoRN, uma cooperativa de trabalho e consumo que representa profissionais e empresas do turismo, cultura, artesanato, eventos, entretenimento, lazer, gastronomia, empreendedorismo social e negócios de impacto sustentável.
Também em Mossoró, na área do artesanato e da cultura popular é criador e coordenador do Projeto “Artesanato Oestino”, realizado de março a dezembro de 2025, e do projeto “Cantos, Contos e Encantos do Oeste Potiguar”, em operação desde dezembro de 2023, além de coordenar o projeto “Ler Mais, Escrever Melhor”, junto a Revista Acontece, desde abril de 2023. Na Capital do Oeste também atuou como professor na Grau Técnico, CWSE, CEBRAC e Instituto Salluz. Ainda na área da escrita/redação, colaborou com: Portal Acontece RN, Revista Acontece, Portal O Oeste, Blog Cleiton Albino, Blog Apodiário, RN Atual, RN Hoje, Brasil Trend News e portal FEBTUR Nacional. Ainda escreve para a Revista e Portal Acontece, portal RN Atual, Grupo Bússola de Comunicação, e é autor da newsletter Pensando Sobre no LinkedIn.
Acesse e saiba mais sobre Alexandre Dantas: https://airgo.bio/alehdantas1
📝 Newsletter Pensando Sobre:
https://www.linkedin.com/newsletters/pensando-sobre-7265445278051172354/
➡️ Página no LinkedIn:
https://www.linkedin.com/company/aleh-dantas-consultoria
▶️ Instagram:
https://instagram.com/alehdantas1


















